Shadowban no Instagram, o que significa?

Percebeu que o seu Instagram teve uma queda de engajamento inexplicável? Diminuiu o número de curtidas, alcance ou não tem mais seguidores? Suas publicações não aparecem mais nas pesquisas das hashtags ou localização que você usa e frequenta?


Shadowban é como se fosse uma punição por você ter feito algo não permitido pelas diretrizes do Instagram. Como dica para você manter sempre a sua página ou perfil atrativa segue uma lista de dicas para evitar que você caia no Shadowban.

Dica 01: Não exceda os limites diários do Instagram.

O Instagram, assim como muitas outras ferramentas digitais, possui limitações diárias, para evitar a prática de SPAM na rede social. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de curtir muitos posts, seguir e deixar de seguir muitos perfis e enviar muitas mensagens para pessoas diferentes no mesmo dia.

Dica 02: Não compre seguidores e curtidas.

De forma alguma utilize sistemas que ofereçam a compra de novos seguidores ou curtidas para as publicações no seu perfil. Estas contas não lhe proporcionam melhorias para o seu engajamento, além de estarem prejudicando a sua presença na rede social.

Dica 03: Não use hashtags proibidas.

Uma das melhores formas de conseguir alcance orgânico no Instagram é usando hashtags. Algumas hashtags são banidas por serem utilizadas em conteúdos inapropriados que violam os termos dessa rede social (se tiver dúvidas, consulte aqui: Termos de uso do Instagram). Então, antes de utilizar alguma hashtag que seja nova para você, consulte-a.

Dica 04: Não repita as hashtags em todos os posts.

Sabemos que o Instagram permite colocar até 30 hashtags em seus posts. Porém, não é indicado usar todo esse limite sempre ou repetir o uso de hashtags em seus posts. O recomendado é utilizar no máximo 5 hashtags relevantes que tenham relação com o seu conteúdo.

Dica 05: Cuidado com as denúncias.

Se você usa conteúdo, fotos ou artigos de outras páginas e perfis sem autorização, você pode ser denunciado a qualquer momento. Assim como, se não seguir os termos de uso do Instagram, você também pode ser alvo de uma delas. Portanto, tente sempre criar conteúdo, fotos ou vídeos originais para não passar por esse problema.

Dica 06: Cuidado com sistemas de automatização.

O Instagram é muito utilizado por empresas e blogueiros para promover produtos ou serviços. Porém, por ser uma forma fácil de ganhar visualização, muitas pessoas ou marcas optam por sistemas de automatização do seu perfil na rede social. Esse não é um recurso que originou-se do Instagram, então é obvio que não está de acordo com a política de uso. Você pode ter sua conta bloqueada temporariamente e até mesmo perder o acesso a ela.