Grupos ou Lista de Transmissão? Qual a melhor opção para minha empresa?

Todos nós já sabemos, que o Whatsapp é uma das ferramentas que mais cresce no Brasil e no mundo e a dúvida de muitas pessoas é, criar um grupo para envio de promoções aos clientes? Ou existe outra forma que facilite este trabalho?

Neste post, vamos explicar a diferença entre, utilizar grupos nos Whatsapp, para o que é recomendado e quando devem ser utilizados. O mesmo, para as Listas de transmissão, inclusive de como configurar.

Grupos no Whatsapp

Mantenha-se em contato com os grupos de pessoas que são especiais para você, como por exemplo, sua família ou seus amigos. Com as conversas em grupo, você pode compartilhar mensagens, fotos e vídeos com até 256 pessoas ao mesmo tempo. Você pode também dar nome aos grupos, silenciá-los, configurar as notificações e muito mais.

Via Whatsapp

Os grupos no Whatsapp são recomendados para utilização particular como: Amigos, Família, Assuntos em Geral. Já em âmbito profissional, o uso de grupos no Whatsapp estão mais interligados em: Auxílios com demandas internas, sendo estas para planejamento em equipe, comunicador interno, repasse de informações entre empresa e cliente (B2B) e assuntos em geral.

Diversas empresas utilizam a criação de grupo, para promover seus produtos e serviços. Não é uma forma errada, entretanto, existe desconforto para algumas pessoas por, expor o seu número para outras pessoas as quais ela pode não conhecer. Assim como, acaba se tornando “chato” o entra e sai de pessoas no grupo. Vale lembrar que, para que sua empresa efetivamente realize vendas utilizando recursos do Marketing Digital, é fundamental que o seu público esteja bem afunilado, caso contrário, será apenas perda de tempo e dinheiro. Muitas vezes, sua empresa poderá estar enviado conteúdo que não seja diretamente para a pessoa certa. E é por este e outros motivos, que não é recomendado a utilização de grupos para promover os seus produtos e serviços.

Entretanto, caso você queira mesmo assim, saber como criar um grupo, para facilitar a sua comunicação com dos pontos citado acima, basta seguir as dicas à seguir:

Grupo no Whatsapp – Android

  • No aplicativo do WhatsApp, toque sobre o botão localizado no canto superior direito da tela. No menu do aplicativo, toque em Novo grupo.
  • O segundo passo é adicionar todos os participantes que farão parte deste grupo. É importante lembrar, que é necessário que os contatos estejam salvos em sua lista de contatos do seu smartphone.
  • Ao adicionar todos os seus contatos, na próxima etapa, se faz necessário adicionar o nome do grupo. O nome do grupo pode conter até 25 caracteres.

Algumas dicas que possam melhorar o seu grupo:

  • É possível adicionar até 256 pessoas/contatos em um grupo.
  • É possível adicionar uma foto para o grupo.
  • É possível adicionar várias pessoas para auxiliar administrar o grupo.
  • É possível adicionar uma descrição ao grupo.
  • É possível limitar para que apenas administradores possam postar no grupo.

Lista de Transmissão no Whatsapp

Com a Lista de Transmissão você pode enviar uma mensagem para vários contatos de uma só vez. A Lista de Transmissão é uma lista de contatos salva para a qual você pode enviar transmissões sem ter que selecioná-los um por um cada vez que quiser mandar uma mensagem.

Via Whatsapp

É natural que as empresas optem trabalhar com a lista de transmissão, uma vez que você “cria uma lista, como se fosse um grupo” e adiciona todos os contatos em um único lugar. Quando você for promover um produto ou serviço – esta pessoa recebe o conteúdo exclusivamente a ela, ou seja, é como se sua empresa enviasse essa informação separada para cada potencial consumidor.

O diferencial da Lista de transmissão, é que ela tem muito mais vantagens do que desvantagens. Confira alguma das vantagens à seguir:

  • Envie mensagem para várias pessoas de uma única vez (assim como nos grupos) – diferencial, o seu cliente receberá a mensagem apenas ele e, não em um grupo.
  • É possível segmentar, criar várias listas com diferentes “gostos” do seu produto ou serviço – nomeando cada lista com cada objetivo.
  • Após enviar uma lista de transmissão, você pode conversar individualmente com cada cliente, podendo filtrar ainda mais o seu interesse.
  • Você pode enviar várias mensagens, sem que ele saiba que está adicionado em uma lista.

Entre as principais desvantagens listadas, é que o seu cliente só receberá a mensagem enviada através da lista de transmissão, se assim como você, ele também ter o seu contato adicionado nos seus contatos.

Criando uma lista de transmissão:

  1. Abra o WhatsApp e toque em mais > listas de transmissão.
  2. Toque em (+) novo ao final da tela de LISTAS DE TRANSMISSÃO.
  3. Você pode digitar os nomes dos seus contatos ou tocar no botão (+) adicionar para escolher destinatários da lista de contatos.
  4. Toque no ícone criar na base da tela.

Baixe o Whatsapp no seu computador ou no celular, para isto acesse:


O conteúdo desta postagem, foi criado por Dable Marketing e preserva os seus direitos de uso sobre o mesmo.