Engajamento x vida útil: como conciliar os dois em suas redes sociais

Conseguir se destacar nas redes sociais é o sonho de muitas empresas que querem garantir seu lugar no mercado atualmente. Entretanto, o trabalho nas mídias sociais vai muito além de criar um post, ele precisa ser pensado e elaborado levando em consideração muitos aspectos. Esse planejamento inclui escolha de cores, imagem, frase e como encaixá-las da melhor forma para que seu conteúdo tenha a vida útil mais longa possível dentro de cada plataforma.

O conteúdo postado não perdura para sempre nas redes sociais. Dentro de cada uma delas, muitos fatores são decisivos para conseguir atrelar presença, frequência e resultado. O ponto principal que não pode ser esquecido é: qualidade é mais importante do que quantidade em toda e qualquer rede social. Postar aleatoriedades apenas com o intuito de permanecer online não funciona.

Alguns tópicos que você não pode esquecer:

Frequência x rede social

          Cada rede social possui suas particularidades. Com isso, o público e o interesse dele são diferentes em cada uma delas. A frequência é um ponto crucial para manter essas pessoas engajadas e interessadas no seu conteúdo pelo máximo de tempo possível.       

No Facebook, manter a página atualizada e não fazer muitas publicações no dia é o mais indicado. Um post com um conteúdo relevante já é suficiente para o engajamento dos seguidores. Uma opção para alcançar mais pessoas é fazer o uso do Facebook Ads e não aumentar a frequência, como o senso comum leva a acreditar.
          No Instagram, a ideia de uma publicação diária se mantém como o ideal. Se o conteúdo for administrado da maneira correta, até três publicações podem ser feitas. Aqui, a chave do sucesso é o uso inteligente das hashtags, mas fique atento, não caia no Shadowban.

          Uma rede que permite um número maior de publicações diárias é o Twitter. possuir o número de caracteres reduzidos a apenas 280, a quantidade de publicações pode alcançar até 20 posts. Todavia, se a administração dessa rede não for criteriosa, o ideal é fazer apenas de 3 a 5.

          Para empresas, uma boa indicação é o LinkedIn. Não há necessidade de publicações diárias, apenas 1 a 3 vezes na semana. Vale ressaltar que essa rede é voltada para negócios, não é qualquer conteúdo que terá resultado nela.

Horário de postagem x engajamento

          Para as publicações ganharem maior engajamento e, consequentemente permanecerem por mais tempo no feed dos seguidores, é essencial consultar as métricas da página e observar os melhores horários para realizar a postagem. Há alguns horários “padrões” disponíveis na internet, porém, não se prenda a eles, cada página possui seguidores específicos e horários próprios.

Mas afinal, quanto tempo dura uma publicação?

  • Facebook: 5 horas
  • Instagram: 21 horas se o engajamento for entre 10% dos seus seguidores, se for superior, a publicação pode durar mais de 24
  • Twitter: 15 a 18 minutos
  • LinkedIn: 48 horas
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