7 Dicas para quem está trabalhando Home Office

Nas últimas semanas, milhares de pessoas tiveram que deixar seus escritórios, agências e empresas e levar o trabalho para casa. Entretanto, para algumas delas, isso pode ser um grande desafio. Dificuldade em administrar horários, procrastinação, distrações e falta de uma rotina são alguns dos problemas que podem impedir o trabalho de continuar sendo realizado com a mesma qualidade de antes.

          Para evitar que isso aconteça, algumas dicas e atitudes são indispensáveis para passarmos por esse momento com mais tranquilidade e para que o Home Office funcione bem:

1. Crie um ambiente para trabalhar (e o mantenha organizado)

Sabemos que você talvez já tenha imaginado o Home Office como uma oportunidade para trabalhar na cama ou no sofá, deitado confortavelmente, mas não faça isso. Nosso cérebro associa as diferentes atividades durante o dia, então precisamos de espaços diferenciados para dormir, comer e trabalhar. Monte um mini escritório com tudo que você vai precisar para realizar suas tarefas, opte pelos locais mais silenciosos, arejados e iluminados da casa.

E, claro, mantenha-o organizado todos os dias para evitar esquecer compromissos, perder documentos importantes e baixar a sua produtividade.

2. Defina horários e tarefas

Se você já trabalhou em casa alguma vez pode ter tido a sensação de que estava trabalhando 24 horas por dia. Isso é bem comum mas pode ser evitado com medidas simples. Mantenha a mesma carga horária que você tinha na empresa e organize suas tarefas para que tempo renda e mais horas não sejam necessárias. Que tal usar uma agenda ou algum aplicativo que controle o seu tempo?

3. Procure desligar-se de distrações

Passar um tempo a mais com os seus filhos, brincar com o seu cachorro ou acompanhar as últimas atualizações das redes sociais pode parecer um prato cheio para ocupar seu tempo. Mas é um perigo para o Home Office. Se você seguiu as nossas outras dicas, vai conseguir ter tempo sobrando para aproveitar com passatempos, mas no momento do trabalho, desligue-se delas e concentre-se.

4. Faça pausas e mexa-se

Quando trabalhamos em uma empresa, é normal termos horários definidos para almoço ou intervalos. Em casa não pode ser diferente. Tire um tempo para fazer as refeições, alongar-se ou até mesmo exercitar-se. Um corpo parado e focado por muitas horas não é produtivo e muito menos saudável.

5. Mantenha a disciplina

Não sabemos ainda quanto tempo teremos que ficar em casa e quanto tempo essa situação se fará presente no mundo. Por isso, estabeleça uma rotina e a siga a risca. A disciplina nesse momento é fundamental. Siga seus horários, suas tarefas e compromissos. Deixar a rotina muito aberta te fará perder tempo e disposição.

6. Comunique-se com seus colegas

Não é porque estamos em casa que podemos esquecer do mundo lá fora. Para que a empresa continue funcionando, é fundamental que você converse com seus colegas de trabalho, fornecedores e clientes. Além de manter a relação de vocês mais estável nesse momento de crise, a comunicação reforça nosso lado humano, que não pode ser deixado de lado. Use o WhatsApp, vídeo chamadas ou qualquer rede em que você se sinta confortável.

7. Seja flexível

Adaptações nem sempre são fáceis, mas precisamos nos esforçar ao máximo para superarmos essa situação.  Seja um profissional aberto a mudanças e dê o seu melhor.